Processo Cervejeiro – Whirpool e Clarificação do mosto

Ao final do processo de fervura, temos um importante processo que deve ser realizado, este de suma importância, onde deixa nossa cerveja com uma aparência mais limpa e com menor turbidez. Deste modo hoje vamos falar sobre o Whirpool e Clarificação do mosto!

Benefícios do Whirppol

Como citado anteriormente, o primeiro beneficio ao realizar o Whirpool é sua maior clarificação do mosto, afinal este processo ajuda na sedimentação das particulas em suspensão, estas resultantes do hot break na fervura e do cold break no resfriamento. Desta forma sua cerveja fica mais limpa caso o processo seja executado com sucesso. Ainda, se realizado junto ao processo de resfriamento, combinado com placas de resfriamentos ou chillers de imersão, o processo será acelerado, com a queda de temperatura acentuado.

Outro beneficio é a prevenção de DMS, mesmo com uma fervura vigorosa que ajuda elminar os off-flavors, existem alegações de que ele pode surgir quando mantido em altas temperaturas, dessa forma podemos afirmar que a redução rápida de temperatura pode prevenir este off flavor.

Como realizar o whirpool?

O whirlpool, em resumo, consiste em fazer um redemoinho no mosto de forma a acelerar a decantação das partículas em suspensão. Ele pode ser feito antes ou depois do resfriamento do mosto, mas se feito depois ajuda a decantar também as partículas aglomeradas pelo cold break.

 

Whirpool – Insumos da Ilha

  • Com uma colher: A forma mais simples de fazer o whirlpool é usando uma colher. Faça movimentos circulares na borda da panela de fervura, sem esparramar o mosto para evitar aeração do mosto quente, até que seja formado um redemoinho. Mantenha esse movimento por 1 ou 2 minutos e então deixe o mosto descansar de 10 a 20 minutos, até que a decantação ocorra
  • Whirpool - Insumos da Ilha
  • Bomba de recirculação:Se você busca praticidade, ou se seu volume de cerveja é muito grande de forma que mexer com uma colher seja complicado, você pode usar uma bomba para realizar o movimento que irá gerar o redemoinho do whirlpool. Cuidado ao retornar o mosto, pois o fluxo pode jorrar para fora da panela

O que acontece com nosso mosto?

Este movimento que chamamos de whirpool, gera uma força que joga as partículas em suspensão todas para a bordas da panela, pode parecer contraditório encontrar um bolo de lúúlo e proteínas no fundo da panela, mas isso acontece devido ao Paradoxo do Chá.

Ao realizar o redemoinho, as partículas em suspensão são arrastadas em um movimento helicoidal até o fundo. Chegando lá, o líquido que também foi arrastado acaba retornando a superfície pelo meio da panela, mas como as partículas são muito leves, acabam ficando presas em um local chamado de ponto de estagnação central, formando esse belo trub que encontramos no fundo da panela ao terminar de drenar o líquido.

Assim terminamos este processo! Até o próximo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *